Manchester City Campeão da Recopa Europeia 1970

Começou a década de 1970, e com ela veio uma fase de três temporadas de domínio britânico na Recopa Europeia. O ponto de partida foi a conquista do Manchester City na edição de 1970. Naquele momento, o clube era apenas mais um entre tantos médios que beliscavam um título de vez em quando, como por exemplo, o tetra da Copa FA de 1969, que levou ao torneio continental.

A Recopa registrou aumento de participantes em 1970, de 32 para 33, obrigando a UEFA a voltar com a fase preliminar. Os citizens iniciaram a campanha na primeira fase, contra o Athletic Bilbao. Na ida, empate por 3 a 3 na Espanha. Na volta, vitória por 3 a 0 em Maine Road, antigo estádio do City.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Lierse, da Bélgica. Com mais time, os citizens não tiveram nenhuma dificuldade para se classificar, com vitória por 3 a 0 no primeiro jogo fora de casa, e goleada por 5 a 0 na segunda partida em casa.

As coisas complicaram mais nas quartas de final, contra o Académica, de Portugal. A ida foi disputada em Coimbra, no Estádio Municipal, e ficou empatada por 0 a 0. A volta aconteceu em Maine Road, e o placar insistia em permanecer no zero. Foi assim nos 90 minutos e estava assim na prorrogação. Foi quando, aos 15 minutos do segundo tempo, Tony Towers fez 1 a 0, evitou a terceira partida e classificou o City.

A semifinal foi jogada contra o Schalke 04, e a primeira partida na Alemanha registrou a única derrota do City na Recopa Europeia, por 1 a 0. No segundo jogo, os citizens golearam por 5 a 1 na Inglaterra e carimbaram a passagem rumo à decisão.

Na final, o rival do Manchester City foi o Górnik Zabrze, time polonês que bateu Olympiacos, Rangers, Levski Sofia e Roma. A partida aconteceu no Praterstadion, em Viena. Neil Young abriu o placar aos ingleses aos 12 do primeiro tempo e Francis Lee fez o segundo aos 43. Deu tempo para o adversário descontar para 2 a 1 no segundo tempo, mas sem tirar o brilho da conquista do City. 

A campanha do Manchester City:
9 jogos | 6 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 22 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto PA Images/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!