Espanha Campeã da Eurocopa 2024

O principal campeonato de seleções depois da Copa do Mundo, a Eurocopa, teve mais uma edição em 2024, três anos depois da disputa adiada de 2020/2021. Esse foi o menor tempo de espera entre um torneio e outro, pois o normal é aguardar quatro temporadas. Normal também é o uso de um ou dois países-sede, e não 11 como aconteceu na última vez. Nesta oportunidade, a UEFA optou por colocar a competição inteiramente na Alemanha. 

Em solo alemão, foi vista uma Eurocopa que começou com jogos abertos e de muitos gols, ficou amarrada e econômica na metade, e terminou com viradas e fortes emoções. O título ficou nas mãos da Espanha, que repetiu 1964, 2008 e 2012 e chegou ao tetra do campeonato, sendo a equipe de melhor futebol apresentado. No grupo B da primeira fase, iniciou a campanha vencendo a Croácia por 3 a 0. Na segunda rodada, derrotou a Itália por 1 a 0. Por fim, os espanhóis fizeram 1 a 0 na Albânia e encerraram a etapa no primeiro lugar da chave, com nove pontos.

La Roja chegou para as oitavas de final para enfrentar a Geórgia. De virada, venceu por 4 a 1. Depois, encarou a Alemanha nas quartas. Na prorrogação, a equipe passou pela anfitriã do torneio ao vencer por 2 a 1. Na semifinal, foi a vez de eliminar a França com os mesmos 2 a 1, de virada, com gols marcados por Lamine Yamal, de apenas 17 anos, e Dani Olmo.

Na decisão, a Espanha enfrentou a Inglaterra. Para chegar lá, os ingleses superaram Sérvia, Eslováquia, Suíça e Holanda. O estádio que recebeu a partida foi o Olímpico de Berlim, na capital alemã. Mais de 70 mil torcedores assistiram à final. No primeiro tempo, os espanhóis foram ao ataque e os ingleses atuaram esperando um erro adversário, mas nada aconteceu.

Os gols só surgiram no segundo tempo. Aos dois minutos, Nico Williams abriu o placar para La Roja. Os ingleses até empataram o jogo aos 28, mas os espanhóis tinham mais time e mais vontade de vencer. Aos 43 minutos, Mikel Oyarzabal saiu do banco de reservas para fazer 2 a 1 e confirmar um tetracampeonato único na história da Eurocopa. Afinal, a Espanha desempatou o ranking de títulos com a Alemanha e se tornou a maior vencedora de todos os tempos na Europa, com 100% de aproveitamento.

A campanha da Espanha:
7 jogos | 7 vitórias | 0 empates | 0 derrotas | 15 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Stu Forster/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.