Vasco Campeão Brasileiro Feminino Série A3 2024

O Vasco da Gama deu um passo importantíssimo na retomada do futebol feminino com o título do Brasileirão Série A3 em 2024. Um dos clubes pioneiros e com algumas conquistas nos anos 1990, o cruz-maltino vem aos poucos rebuscando seu espaço, e o ponto de partida foi dado na terceira edição do terceiro nível do principal torneio nacional.

O Brasileiro Série A3 teve o mesmo regulamento das duas edições anteriores, com 32 times que se enfrentaram em mata-mata, em cinco fases e confrontos regionalizados. O critério de preenchimento das vagas foi pelos estaduais, com duas para São Paulo e uma para os outros 26, além dos quatro times rebaixados da Série A2 de 2023.

A campanha do Vasco teve início contra o Vila Nova-ES. A partida de ida foi disputada em Cariacica, no Kleber Andrade, e terminou com vitória cruz-maltina por 3 a 1. A volta aconteceu no Rio de Janeiro, em Moça Bonita, também vencida pelas Meninas da Colina por 5 a 2. Nas oitavas de final, foi a vez de passar pelo Pinda, com vitórias por 3 a 0 em São Paulo e por 4 a 0 no Rio de Janeiro.

Nas quartas de final, as vascaínas enfrentaram o Coritiba. O primeiro jogo ocorreu em São Januário, com goleada das donas da casa por 5 a 1, encaminhando o acesso. A segunda partida foi no Paraná, no CT Bayard Osna, e o Vasco voltou a golear por 5 a 1, carimbando a classificação rumo à Série A2.

O adversário cruz-maltino na semifinal foi o Ação, do Mato Grosso. A ida aconteceu em Cuiabá, no Estádio Dutrinha, e foi vencida pelo Vasco por 1 a 0. A volta foi em São Januário, com as Meninas de Colina vencendo por 3 a 0 e mantendo a campanha perfeita, sem saber o que é empate ou derrota na competição.

A decisão da Série A3 foi entre Vasco e Paysandu, que passou por Esmac, Tiradentes-PI, Rio Negro-RR e Vitória (que ficou com o quarto acesso). A primeira partida foi disputada em Belém, na Curuzu. Fora de casa, as vascaínas não se importaram com a pressão da torcida adversária e venceram por 2 a 1, gols anotados por Graciela Martínez e Larissa. O segundo jogo foi realizado no Rio de Janeiro, no Estádio Luso-Brasileiro. Em casa, as Meninas da Colina se preocuparam mais em administrar a vantagem e segurou o empate por 0 a 0, que acabou com a campanha 100% mas garantiu o título inédito para o Vasco.

A campanha do Vasco:
10 jogos | 9 vitórias | 1 empate | 0 derrotas | 31 gols marcados | 7 gols sofridos


Foto Nayra Halm/Staff Images Woman /CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.