Goiás Campeão Goiano 1971

O futebol goiano pode ser dividido em duas eras: antes do Serra Dourada e depois do Serra Dourada. O estádio foi inaugurado apenas em 1975, e antes disso quem dominava o futebol estadual era o Goiânia, com 14 títulos até 1974. Depois, o clube não ganhou mais nenhum. Por outro lado, o Goiás possuía saltou de três taças para para quase 28 (até 2024).

Em 1971, o Esmeraldino tinha apenas um título, conquistado em 1966. Portanto, o clube estava atrás da segunda taça. Ela veio com emoção, em uma final que atualmente é considerada o maior clássico goiano, contra o Vila Nova.

O Goianão de 1971 teve nove participantes, no formato de pontos corridos com dois turnos. Em caso de empate na pontuação dos líderes ao fim de todas as rodadas, o título seria definido em desempate com as equipes em questão, sejam duas ou mais. Foi o que aconteceu.

A estreia do Goiás no estadual foi apenas na segunda rodada, pois folgou logo na primeira. Contra o Goianésia, o clube venceu por 2 a 0 fora de casa. Na sequência, o time teve mais dois triunfos pelo mesmo placar, contra Goiânia e Goiatuba. No primeiro clássico contra o Vila Nova, empate por 2 a 2 no Estádio Olímpico.

A campanha esmeraldina foi muito regular, com mais sete vitórias, três empates e uma derrota até a penúltima rodada. Porém, o Vila Nova conseguia ser ainda melhor, com 12 vitórias, dois empates e uma derrota em 15 partidas. Com 24 pontos, o Goiás estava em segundo lugar, com dois a menos que o líder Vila, e o segundo clássico entre as equipes foi reservado para a última rodada.

O Goiás precisava vencer o rival para forçar a decisão no desempate. E assim o fez, por 1 a 0 no Estádio Olímpico. Assim, foi preciso mais dois jogos para a definição do campeão goiano. Ambos aconteceram no Olímpico de Goiânia, até então o principal estádio da cidade. No primeiro, o Esmeraldino venceu por 2 a 0 e abriu vantagem. No segundo, o empate por 1 a 1 bastou para a confirmação da conquista.

A campanha do Goiás:
18 jogos | 12 vitórias | 5 empates | 1 derrota | 28 gols marcados | 10 gols sofridos


Foto Arquivo/Goiás (Quem souber quem são os jogadores na foto, escreva nos comentários)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.