Flamengo Campeão Carioca 1972

Eram sete anos sem vencer o Campeonato Carioca, quando o Flamengo entrou no ano de 1972. Desde então, o clube viu os três maiores rivais erguerem a taça, além do Bangu. O time almejava muito voltar a ser campeão. E conseguiu, pela 16ª vez.

O estadual do Rio de Janeiro em 1972 trouxe uma novidade histórica. Pela primeira vez, a Taça Guanabara representou a primeira fase do torneio. Ela foi criada em 1965, como troféu independente, e teve 12 times na disputa, com o campeão indo à decisão e os quatro piores ficando eliminados. As oito equipes restantes disputaram outras duas fases, as Taças Fadel Fadel e José de Albuquerque, com o campeão de cada também avançando ao triangular final. Cada fase foi disputada em turno simples. 

Na estreia da Taça Guanabara, o Flamengo empatou por 1 a 1 com o Olaria. Na sequência, venceu por 1 a 0 o America e engatou mais sete vitórias e um empate até chegar na última partida, quando goleou por 5 a 2 o Fluminense e confirmou o título e a vaga na decisão com 20 pontos.

O Fla continuou no estadual junto com Fluminense, Botafogo, Vasco, America, Olaria, São Cristóvão e Bonsucesso, enquanto Campo Grande, Portuguesa, Bangu e Madureira foram eliminados. Na Taça Fadel Fadel, o rubro-negro estreou com empate por 2 a 2 com o Vasco, seguido de duas vitórias, dois empates e uma derrota até a penúltima rodada. No último jogo, a derrota por 1 a 0 para o Fluminense tirou as chances do time ficar em primeiro, com oito pontos, e colocou o rival na final, com dez pontos.

Na Taça José de Albuquerque, o Flamengo iniciou com vitória por 2 a 1 sobre o São Cristóvão, seguido de mais duas vitórias, três empates e uma derrota até a última rodada. Com nove pontos, o rubro-negro encerrou a fase em terceiro lugar, dois atrás do Vasco, que foi o vencedor e avançou ao triangular.

A fase decisiva contou com três partidas no Maracanã. Na primeira, o Flamengo fez 1 a 0 no Vasco. Na segunda, o Fluminense venceu por 2 a 0 os vascaínos, que foram eliminados. No terceiro jogo, o rubro-negro entrou precisando vencer o Fla-Flu, devido ao saldo de gols. E sob mais de 136 mil vozes na arquibancada, o Fla derrotou por 2 a 1 os tricolores e confirmou o título depois de sete anos.

A campanha do Flamengo:
27 jogos | 17 vitórias | 7 empates | 3 derrotas | 43 gols marcados | 16 gols sofridos


Foto Arquivo/Manchete Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.