Fluminense Campeão Carioca 1973

O Fluminense chegou ao 21º título carioca em 1973 e manteve a frente como maior vencedor estadual na época. Depois de iniciar a campanha de maneira irregular, o time cresceu da metade para o fim do campeonato e não deu chance aos maiores rivais.

O campeonato teve 12 participantes e foi dividido em três fases. A primeira foi a Taça Guanabara, onde os clubes se enfrentaram em turno único, com título e vaga na decisão para o líder e a vaga na etapa seguinte para os oito primeiros. A segunda fase foi a Taça Francisco Laport, igual a fase anterior. A terceira etapa teve as oito equipes divididas em dois grupos cruzados de turno único, o Troféu Pedro Novaes e o Troféu José Ferreira Agostinho, com vagas na decisão para os vencedores.

O Flu estreou na Taça Guanabara com empate sem gols com o Madureira, resultado que foi seguido por mais duas igualdades, quatro vitórias e quatro derrotas. Com 11 pontos em 11 jogos, o time ficou longe do título e vaga na final, que foram para o Flamengo com 20 pontos. O tricolor foi o sexto colocado.

A campanha melhorou a partir da segunda fase. Logo na estreia, o tricolor venceu por 3 a 1 o Bonsucesso. Nas seis partidas seguintes, foram mais três vitórias e três empates, que deixaram a equipe na liderança com 11 pontos. Porém, o Vasco teve a mesma pontuação e foi necessário um jogo extra para decidir o segundo finalista. Deu Fluminense, com vitória por 1 a 0.

Na terceira fase, o Flu jogou o Troféu José Ferreira Agostinho, junto com Botafogo, Olaria e Bonsucesso. Em quatro partidas contra os times do outro troféu (Vasco, Flamengo, America e Bangu), a equipe teve duas vitórias, um empate, uma derrota e somou cinco pontos, igualando com o Botafogo na liderança. Em mais uma partida extra, a equipe venceu por 1 a 0 e barrou o rival da decisão. Na outra chave, o Vasco foi o terceiro e último time a conseguir vaga.

Fluminense, Flamengo e Vasco disputaram a fase decisiva. Com duas fases vencidas, o Flu foi direto à partida final, enquanto os outros rivais fizeram uma semifinal, onde deu rubro-negro com empate por 0 a 0 e a melhor campanha geral. Finalmente, no Fla-Flu derradeiro, o tricolor conseguiu o título estadual ao vencer por 4 a 2, debaixo de muita chuva no Maracanã.

A campanha do Fluminense:
25 jogos | 13 vitórias | 7 empates | 5 derrotas | 36 gols marcados | 16 gols sofridos


Foto Zeca Araújo/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.