Internacional Campeão Gaúcho 1973

Mais uma taça para a conta. Em 1973, o Internacional atingiu o pentacampeonato gaúcho e o 21º título no geral, consolidando cada vez mais sua dominância no Rio Grande do Sul e preparando o terreno para conquistar de vez o Brasil.

O Gauchão daquele ano teve a participação de 22 times. Inter e Grêmio começaram já na segunda fase. Os outros 20 disputaram a primeira etapa em turno único, classificando os dez melhores para o lado seguinte. Neste ponto, os 12 clubes disputaram dois turnos independentes, com o líder de cada fase garantido vaga na final. A primeira fase premiou, após 19 rodadas, Brasil de Pelotas, Caxias, Aimoré, Santo Ângelo, Esportivo, Gaúcho de Passo Fundo, Pelotas, Bagé, São José e Inter de Santa Maria.

A caminha colorada rumo ao penta teve início na segunda fase com vitória por 1 a 0 sobre o Bagé fora de casa, na Pedra Moura. Em casa, a primeira vitória veio no segundo jogo, por 1 a 0 sobre o São José. Nas nove partidas seguintes, o Inter venceu mais seis, empatou duas e perdeu uma, conquistando 18 pontos. O Grêmio teve campanha idêntica, mas o saldo de gols do Inter foi de 17 contra 12 do rival, o que deu a vaga na decisão ao time vermelho.

A pegada colorada continuou alta na terceira fase. Na primeira rodada, venceu por 4 a 2 o Inter de Santa Maria no Beira-Rio. Nos oito jogos seguintes, obteve mais sete vitórias e um empate, que deixaram a equipe na liderança a duas rodadas do fim, com 17 pontos. O Grêmio vinha em segundo lugar, com 14 pontos.

Com mais quatro pontos em disputa, o Internacional tinha uma boa situação para ser campeão sem precisar da final. Na penúltima rodada, o Grêmio venceu o São José e manteve as chances, desde que o colorado perdesse sua partida para o Gaúcho. Mas, dentro do Beira-Rio, o Inter recebeu o time de Passo Fundo e ganhou pelo placar de 1 a 0. Mantendo a distância de três pontos para os gremistas, e restando apenas dois em jogo, o time chegou a mais um título estadual com uma rodada de antecedência.

A campanha do Internacional:
22 jogos | 17 vitórias | 4 empates | 1 derrota | 43 gols marcados | 10 gols sofridos


Foto Artur Franco/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.