Foram 34 anos de espera. Em 2024, o Racing Club, de Avellaneda, conquista a Copa Sul-Americana pela primeira vez na história e volta a levantar uma taça internacional desde a Supercopa Libertadores de 1988. Sob o comando do ídolo Gustavo Costas como técnico e com uma campanha exterminadora de brasileiros, o time argentino leva o décimo título do país na competição.
A Copa Sul-Americana teve o mesmo regulamento que a do ano anterior. O Racing iniciou o torneio no grupo H, contra Bragantino, Coquimbo Unido e Sportivo Luqueño. Em seis jogos, La Academia venceu cinco e perdeu um. Em El Cilindro, o time aplicou 3 a 0 em todos os adversários. Fora, perdeu apenas para os brasileiros. Com 15 pontos, o time foi líder do grupo e se classificou às oitavas de final.
La Academia esperou o adversário nas oitavas de final, e ele foi o Huachipato. Na ida, venceu os chilenos por 2 a 0 fora de casa, em Viña del Mar. Na volta, os argentinos aplicaram a maior goleada da competição ao vencerem por 6 a 1 em El Cilindro.
Nas quartas, foi a vez de enfrentar o Athletico-PR. A primeira partida aconteceu no Brasil, em Curitiba, e o Racing acabou derrotado por 1 a 0. O segundo jogo foi realizado em Avellaneda, e La Academia reverteu a desvantagem com uma ótima goleada por 4 a 1.
Outro brasileiro foi encontrado na semifinal, o Corinthians. Na ida em São Paulo, os times ficaram no empate por 2 a 2. Na volta, de virada, o Racing venceu por 2 a 1 em El Cilindro e se classificou pela primeira vez à decisão.
Na final, o Racing encontrou um antigo rival, o Cruzeiro, seu vice na Supercopa de 1988 e seu carrasco no mesmo torneio em 1992. Os brasileiros passaram por Alianza, Unión La Calera, Boca Juniors, Libertad e Lanús. A partida aconteceu em Assunção, no Estádio General Pablo Rojas. Com dois gols em 20 minutos do primeiro tempo, com Gastón Martirena e Adrián Martínez, e outro no último lance do segunda etapa, com Roger Martínez, La Academia venceu por 3 a 1 e conquistou o título histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.