Ferroviária Campeã da Copa do Brasil Feminina 2014

A Copa do Brasil Feminina de 2014 foi a oitava edição da competição. Realizada entre janeiro e abril, o torneio voltou a contar com a participação de 32 equipes de diferentes estados. A disputa foi encerrada com o título da Ferroviária, de Araraquara.

O formato da competição seguiu o sistema de mata-mata. Nas duas primeiras fases, o time visitante podia eliminar o jogo de volta se vencesse a primeira partida por três ou mais gols de diferença.

A Ferroviária chegou à competição com o mais antigo projeto estruturado de futebol feminino, mantido em pé desde 2001. A equipe contava com elenco formado por jogadoras experientes, algumas com passagens pela seleção brasileira. A continuidade do trabalho técnico e a base mantida de temporadas anteriores contribuíram para a formação de um grupo competitivo ao longo do torneio. Em 2014, além da Copa do Brasil, a Locomotiva venceu também a segunda edição do Campeonato Brasileiro.

A Ferroviária iniciou sua campanha enfrentando o UDA, de Alagoas. Após golear a ida em casa, na Fonte Luminosa, por 14 a 0, a equipe se classificou ao fazer mais 8 a 0 no segundo jogo fora. Na fase seguinte, recebeu o Sport, vencendo por 11 a 0 em Araraquara e por 4 a 0 em Recife.

Nas quartas de final, as Guerreiras Grenás tiveram como adversário o São Francisco-BA. Na ida, perderam por 3 a 2 na Bahia. Na volta, venceram por 5 a 0 na Fonte Luminosa. Na semifinal, enfrentaram o Picos, vencendo o jogo de ida por 2 a 0 no Piauí, e o de volta em casa por 3 a 0. A equipe contou ao longo da campanha com o destaque de atletas como Luciana, Tayla, Maurine e Nenê.

Na final, a Ferroviária enfrentou o São José-SP, que buscava o tricampeonato e na campanha passou por Foz Cataratas, Rio Preto, Kindermann e Vitória das Tabocas. O primeiro jogo foi realizado na Fonte Luminosa, com vitória grená por 1 a 0. O gol foi marcado por Paula Vicenzo. A volta ocorreu em São José dos Campos, no Martins Pereira, e a Locomotiva perdeu também por 1 a 0. Com o empate no placar agregado, o título foi decidido nos pênaltis. A Ferroviária venceu a disputa por 5 a 4.

A campanha da Ferroviária:
10 jogos | 8 vitórias | 0 empates | 2 derrotas | 50 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Tetê Viviani/Ferroviária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.