Itabaiana Campeão Sergipano 1980

O Itabaiana seguiu demonstrando a força do interior sergipano em 1980, na campanha do tricampeonato estadual, que rendeu o quinto título na história do clube tricolor.

Aquele campeonato contou com a presença de 12 times. Na primeira e na segunda fases, todos se enfrentaram em turno único. Os quatro melhores avançaram para a semifinal, e os vencedores foram à final, que rendeu um ponto extra para o ganhador na fase final. As oito melhores equipes nas soma das duas etapas iniciais se classificaram para a decisão, em um octogonal de turno único.

A estreia do Itabaiana no estadual foi na goleada por 8 a 0 sobre o América de Propriá em casa, no Estádio Presidente Médici. Nos dez jogos seguintes, o time conseguiu mais sete vitórias, dois empates e uma derrota, que o colocaram na terceira colocação com 18 pontos. Na semifinal da primeira fase, o Tremendão enfrentou o Sergipe em Aracaju e perdeu por 1 a 0. O ganhador do primeiro ponto extra foi o Estanciano, que bateu o Confiança na semifinal e o Sergipe na final.

Na segunda fase, o Itabaiana iniciou com vitória por 3 a 1 sobre o Olímpico. Nos outros jogos, permaneceu invicto com mais oito triunfos e dois empates. Com 20 pontos, o Tremendão conseguiu a liderança e foi ao mata-mata. Na semifinal, a equipe empatou sem gols com o Vasco de Aracaju e foi à final por ter melhor campanha. Na final, venceu o Confiança por 2 a 1 no Batistão, conseguindo seu ponto extra.

O Itabaiana obteve a segunda melhor pontuação na soma das duas fases, e foi ao octogonal final como favorito ao título. Na abertura, venceu o Estanciano por 1 a 0 fora de casa. Na sequência, o Tremendão continuou imbatível: fez 3 a 0 no Vasco, empatou por 2 a 2 com o Sergipe e fez 1 a 0 tanto no Propriá quanto no Confiança. Com o ponto extra, o time chegou a dez na quinta rodada, contra oito do Sergipe e sete do Confiança.

Na penúltima rodada, o Itabaiana recebeu o Cotinguiba no Presidente Médici. Precisando de uma vitória nas duas partidas que faltava, o Tremendão garantiu o tri com uma rodada de antecedência ao fazer 1 a 0 no adversário. A taça foi entregue na última rodada, na vitória por 2 a 0 sobre o Olímpico.

A campanha do Itabaiana:
32 jogos | 24 vitórias | 6 empates | 2 derrotas | 64 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Arquivo/Itabaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.