O Campeonato Piauiense é dominado por homônimos de grandes clubes do futebol sul-americano. O maior vencedor é o River, seguido pelo Flamengo. Ainda há espaço para outros xarás históricos, como Botafogo e Fluminense.
Em 1980, o River possuía 18 taças estaduais, e estava sem ganhar desde o bicampeonato de 1977 e 1978. Um pequeno hiato na hegemonia, que foi retomada pelo clube tão logo começou a década de 1980, na conquista do 19º título.
A competição contou com oito participantes em três fases: River, Flamengo, Tiradentes, Piauí, Parnahyba, Picos, Auto Esporte e Comercial de Campo Maior. Nas duas primeiras etapas, todos se enfrentaram em turno único, com os quatro melhores avançando a um mata-mata. O vencedor de cada chaveamento conquistou uma vaga na final. A terceira fase teve um quadrangular entre as quatro melhores campanhas na soma das outras etapas, em turno único e com vaga na decisão para o líder.
A campanha do River teve início na goleada por 4 a 0 sobre o Auto Esporte. Nas seis partidas seguintes, conseguiu mais cinco vitórias e um empate, com destaque para a goleada por 5 a 0 sobre o Flamengo. Ao todo, o Galo Carijó fez 13 pontos e ficou na liderança. Na semifinal, o time venceu o Piauí por 3 a 1. Na final, venceu duas vezes o Flamengo, por 1 a 0 e por 2 a 0, garantindo seu lugar na decisão geral.
Na segunda fase, o River estreou fazendo 1 a 0 no Comercial. Depois, venceu quatro jogos e perdeu dois, com destaque duas goleadas, uma sofrida por 5 a 1 para o Tiradentes, e outra aplicada por 12 a 2 sobre o Auto Esporte. Com dez pontos, o Galo terminou em um empate quádruplo com Tiradentes, Piauí e Picos, ficando na segunda colocação nos critérios de desempate. Na semifinal, a equipe bateu o Piauí por 3 a 1. Na final, vingou-se do Tiradentes ao empatar a ida por 1 a 1 e golear a volta por 4 a 0.
O River avançou para a terceira fase buscando a liderança e o título antecipado, sem depender da final. Todas as partidas foram disputada no Estádio Albertão, em Teresina. Na primeira rodada, o Galo ficou no 1 a 1 com o Tiradentes, enquanto o Flamengo fez 1 a 0 no Piauí. Na segunda rodada, o River goleou o Piauí por 6 a 1, e no outro jogo o Tiradentes fez 2 a 1 no Flamengo.
Com três pontos cada, River e Tiradentes lideravam o quadrangular, seguidos pelo Flamengo com dois. Na última rodada, em 16 de novembro, o Galo fez o clássico Rivengo com os rubro-negros e venceu por 2 a 0, indo a cinco pontos. Restava secar o Tiradentes, que só enfrentou o Piauí no dia 19. No fim, tudo deu certo, pois a partida terminou empatada por 1 a 1, resultado que confirmou o título do River.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.