Athletico-PR Campeão Paranaense 1982

Mais uma vez, o Athletico Paranaense levou 12 anos para voltar a comemorar um título estadual. Entre 1958, 1970 e 1982, o clube viu seus rivais da capital e do interior empilharem títulos sem dar chances. Mas a nova quebra da fila viria de melhor maneira possível, sem nenhuma ameaça.

A competição contou com 12 participantes em três fases. Em todas as etapas, os times se enfrentaram em turno único e os quatro melhores passaram a um mata-mata. O ganhador de cada fase se garantiu na decisão, programada para ser um quadrangular com os três vencedores e a melhor campanha na soma geral. A fase final só seria dispensada no caso de uma mesma equipe levar todas as etapas anteriores.

A jornada do Athletico começou fora de casa, no empate por 1 a 1 com o Paranavaí. A primeira vitória no torneio veio na partida seguinte, em casa, por 2 a 1 sobre o Matsubara. Nos outros nove jogos da primeira fase, o Furacão venceu mais quatro e empatou cinco, sendo líder com 16 pontos. Na semifinal, venceu o Operário de Ponta Grossa por 2 a 0. Na final, goleou o Grêmio Maringá por 4 a 0 no Couto Pereira. Com isso, os rubro-negros já estavam na fase decisiva.

Na segunda fase, o Furacão estreou com empate por 0 a 0 com o Matsubara fora de casa. Depois, empatou mais cinco vezes e venceu outras cinco, terminando outra vez na primeira colocação da tabela, com 17 pontos. Na semifinal, de novo contra o Operário, o Athletico goleou por 4 a 0. Na decisão, contra o Colorado, empatou por 1 a 1 e venceu a etapa por ter a vantagem da melhor campanha.

A primeira derrota rubro-negra no estadual veio apenas na abertura da terceira fase, por 1 a 0 para o Paranavaí fora. A recuperação aconteceu com seis vitórias e três empates nas rodadas seguintes, além de outra derrota nas outras dez partidas. Com 15 pontos, o Athletico conseguia novamente a liderança. De quebra, o time viu o rival Coritiba acabar em nono lugar na fase e em décimo no geral, eliminado.

O mata-mata de terceira fase virou a decisão para o Furacão. Na semifinal, a equipe venceu o Londrina por 2 a 0 no Couto Pereira. Na outra chave, o Colorado passou pelo União Bandeirante. A decisão entre os dois rubro-negros também foi realizada no Couto Pereira. E, mesmo jogando pelo empate, a sede pela taça fez o Athletico vencer o rival por 4 a 1, confirmando antecipadamente o 12º título estadual.

A campanha do Athletico-PR:
39 jogos | 22 vitórias | 15 empates | 2 derrotas | 70 gols marcados | 25 gols sofridos


Foto José Eugênio/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.