Atlético-MG Campeão Mineiro 1982

Segue a rotina atleticana de títulos estaduais. Em 1982, o Atlético foi pentacampeão mineiro e levou para casa sua 29ª taça estadual, ampliando em mais um nível a hegemonia do clube.

O torneio foi disputado por 12 equipes. Na primeira fase, chamada de Taça Minas Gerais, todos os participantes se enfrentaram em dois turnos. Os oito primeiros colocados avançaram para a fase final, enquanto o líder também garantiu um ponto extra. Na etapa decisiva, os classificados atuaram novamente em turno e returno, valendo o título para o líder.

O Atlético iniciou a campanha do penta fora de casa, no empate sem gols com o Guarani de Divinópolis. A primeira vitória veio na estreia em casa, por 1 a 0 sobre o Tupi. Nas outras 20 partidas, o Galo venceu 11, empatou cinco e perdeu quatro. Os resultados deixaram o Galo com 31 pontos, empatado com o Uberlândia. Isso não foi suficiente para garantir a liderança da Taça Minas Gerais, pois o Cruzeiro acabou na frente com um ponto a mais. Aos alvinegros, restou a classificação em segundo.

A corrida pelo título recomeçou no octogonal final, e o Galo sabia que precisava tropeçar menos. Por exemplo, na primeira fase o time perdeu os dois jogos para o Villa Nova. Mas a disputa decisiva foi ainda mais equilibrada. Na estreia, o Atlético venceu o Democrata de Governador Valadares por 1 a 0 no Mineirão. Nas 11 jogos seguintes, conseguiu mais sete vitórias e quatro derrotas, sem empates. Ao fim da antepenúltima rodada, o alvinegro tinha 16 pontos, contra 15 do Cruzeiro e do América, e 14 do Uberaba e do Uberlândia. Cinco clubes com chance de título.

Na penúltima rodada, o Atlético fez 2 a 0 no Villa Nova e pulou para 18 pontos, enquanto o Cruzeiro foi para 17 e o América para 16. Os adversários do interior ficaram com 14 e deram adeus ao título. Mas, por força de tabela, o América também ficou sem chances, pois alvinegros e celestes iriam se enfrentar na última partida. Por fim, no Mineirão, o Galo confirmou o título ao vencer o rival por 2 a 1, gols de Renato e Reinaldo.

A campanha do Atlético-MG:
36 jogos | 23 vitórias | 5 empates | 8 derrotas | 59 gols marcados | 24 gols sofridos


Foto Armênio Abascal/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.