Fortaleza Campeão Cearense 1982

O Fortaleza teve que esperar oito anos para voltar a ser campeão cearense. A fila tricolor começou em 1974 e acabaria em 1982, com a conquista do 26º estadual.

Dez times participaram de um torneio extenso. Nas duas primeiras fases, as equipes se enfrentaram em turno único. As seis melhores avançaram para a etapa seguinte, onde jogaram em outro turno. O líder de cada turno se enfrentou na final. Na terceira fase, os times foram divididos em dois grupos, com os dois primeiros de cada lado avançando para um mata-mata. Depois, os três melhores de cada chave avançaram para a etapa seguinte, em um turno igual ao das duas fases anteriores, seguido pela final com o ganhador de cada turno. A decisão do estadual foi disputada pelos vencedores das três fases.

A campanha do Fortaleza começou na goleada por 5 a 1 sobre o Calouros do Ar. Nos demais oito jogos da primeira fase, venceu sete e empatou um, ficando em primeiro com 17 pontos, já na decisão da etapa. No hexagonal seguinte, o time venceu quatro vezes e perdeu uma, terminando em segundo com oito pontos, dois a menos que o líder Ceará. Na decisão, o Leão do Pici venceu o primeiro Clássico-Rei por 2 a 0 e perdeu o segundo pelo mesmo placar. Mas o clube acabou vencedor por ter melhor campanha.

Na segunda fase, o time tricolor estreou fazendo 2 a 0 no América de Fortaleza. Depois, venceu mais seis vezes e empatou duas, acabando em segundo lugar com 16 pontos, atrás do Ceará no saldo de gols. Na etapa seguinte, voltou a ganhar quatro jogos e perder um, mas conseguindo a liderança com oito pontos. Na final, mais dois Clássicos-Rei: vitória do Fortaleza por 2 a 1 na ida e empate por 1 a 1 na volta, que deram um ponto extra ao Leão na decisão geral.

Na terceira fase, o Fortaleza ficou no grupo B. Na abertura, empatou por 1 a 1 com o Calouros do Ar. Depois, venceu os três jogos restante e ficou em primeiro lugar com sete pontos. Na semifinal, porém, perdeu por 2 a 1 para o Ferroviário. Este, por sua vez, bateu o Guarany de Sobral na final. No hexagonal, o Leão também tropeçou com apenas uma vitória, um empate e três derrotas, terminando em quinto com três pontos. O líder foi o Ceará, mas o alvinegro foi superado pelo Ferroviário na final.

A decisão do estadual foi entre Fortaleza e Ferroviário no Castelão, com um ponto de vantagem para o Leão do Pici. No primeiro jogo, os tricolores perderam por 1 a 0 e passaram a ter desvantagem. Na segunda partida, os times empataram por 2 a 2. O terceiro jogo seria o definidor para quem o vencesse, e o Fortaleza goleou o rival por 4 a 0, para acabar de vez com o jejum de títulos.

A campanha do Fortaleza:
45 jogos | 31 vitórias | 7 empates | 7 derrotas | 87 gols marcados | 40 gols sofridos
 

Foto Edson Pio/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.