Joinville Campeão Catarinense 1982

Segue o Joinville vencedor. Em 1982, o clube foi pentacampeão catarinense, o sexto título estadual em sete temporadas de existência e com mais uma campanha longa, entre altos e baixos.

A competição teve 12 participantes em três fases. A primeira fase foi a Copa Governador do Estado, em três etapas: a primeira, com dez times em dois grupos (enquanto Joinville e Criciúma jogavam o Brasileiro); a segunda, com os três melhores de cada chave, Joinville e Criciúma em dois quadrangulares; e a terceira, com os dois melhores de cada quadrangular em outro grupo. Na segunda e terceira fases foram, as 12 equipes se enfrentaram em turno único, mas classificadas em quatro grupos. Na segunda etapa, o líder de cada chave avançou ao mata-mata, enquanto que na terceira os dois melhores de cada grupo passaram. A decisão do estadual reuniu o vencedor destas duas fases.

O JEC estreou na segunda fase da Copa Governador, ao fazer 1 a 0 no Blumenau fora de casa. Nos outros 13 jogos, venceu seis, empatou quatro e perdeu três, ficando na liderança do grupo C com 18 pontos. No quadrangular final, o Joinville foi campeão com três vitórias e três empates em seis partidas. A confirmação do título veio na última rodada, nos 3 a 0 sobre o Criciúma em casa, no Ernestão.

O estadual de fato começou na segunda fase. Mas o Joinville iniciou a campanha com derrota por 1 a 0 para o Rio do Sul em casa. A primeira vitória aconteceu no segundo jogo, por 1 a 0 sobre o Carlos Renaux em Brusque. Nas demais nove partidas, o time obteve três vitórias, três empates e três derrotas, terminando na liderança do grupo A com 11 pontos. Na semifinal, o JEC enfrentou o Avaí. Na ida, perdeu por 1 a 0 em Florianópolis. Na volta em casa, venceu também por 1 a 0 e se classificou, com algum critério que se perdeu no tempo. Na final, contra o Criciúma, perdeu a ida fora por 2 a 1 e venceu a volta no Ernestão pelo mesmo placar, garantindo o passe para a decisão com o mesmo critério desconhecido. Afinal, o Joinville fez menos pontos que Avaí e Criciúma nesta fase.

Na segunda fase, o Joinville estreou fazendo 2 a 0 no Avaí em casa. Na sequência, venceu mais quatro vezes, empatou duas e perdeu quatro, voltando a fazer 11 pontos e terminando em segundo no grupo E. Nas quartas de final, contra o Figueirense, perdeu a ida por 1 a 0 no Ernestão e venceu a volta pelo mesmo placar no Orlando Scarpelli. Mas desta vez o JEC não se classificou, porque tinha campanha inferior ao adversário. O ganhador da fase foi o Criciúma, em cima do Marcílio Dias na final.

Joinville e Criciúma decidiram o Campeonato Catarinense de 1982 em dois jogos. No primeiro em casa, no Ernestão, o JEC venceu por 1 a 0, gol de Zé Carlos Paulista. No segundo fora, no Heriberto Hülse, empatou por 1 a 1, com Paulo Santos anotando o gol do penta.

A campanha do Joinville:
50 jogos | 23 vitórias | 13 empates | 14 derrotas | 55 gols marcados | 36 gols sofridos


Foto Orestes Araújo/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.