Mais uma vez, deu Sport. O clube rubro-negro venceu em 1982 o tricampeonato pernambucano, algo que não acontecia desde 1943 e que representou o 24º título estadual na história.
A competição contou com 12 participantes. Na primeira fase, todos se enfrentaram em turno único e os quatro melhores avançaram para um quadrangular de dois turnos. O vencedor de cada se etapa se enfrentou na final. Na segunda fase, os dez melhores da primeira seguiram a mesma fórmula de turno, quadrangular e final. Na terceira fase, os oito melhores da segunda disputaram mais três etapas. Por fim, o vencedor de cada fase se encontrou na decisão geral.
A campanha do Sport iniciou na vitória por 2 a 0 sobre o Sete de Setembro em Garanhuns. Nos dez jogos seguintes, venceu nove e empatou um, garantindo a liderança com 21 pontos e um lugar na decisão da primeira fase. No quadrangular seguinte, o Leão venceu cinco vezes e perdeu uma, o que valeu outra vez a ponta da tabela, com dez pontos, e o consequente título da primeira etapa.
O rubro-negro estreou na segunda fase vencendo o Comercial de Serra Talhada por 2 a 0 em casa. Depois, venceu mais cinco vezes e perdeu três, terminando na quarta colocação com 12 pontos, cinco a menos que o líder Santa Cruz. No quadrangular, o Sport melhorou e conseguiu a liderança com 11 pontos, cinco vitórias e um empate. Na decisão de fase, o Leão bateu o Santa Cruz por 1 a 0.
Na terceira fase, o Sport começou com empate por 1 a 1 com o Paulistano fora de casa. Nas outras seis partidas, venceu quatro, empatou uma e perdeu uma, o que deixou a equipe em terceiro lugar com dez pontos, três atrás do líder Central. No quadrangular, venceu três vezes, empatou duas e perdeu uma, somando oito pontos. O rubro-negro terminou empatado com o Náutico, o que levou a um jogo extra entre os times. No Arruda, o Sport fez 3 a 1 no Clássico dos Clássicos.
A final da terceira fase virou a final do estadual, entre Sport e Central. Os times se enfrentaram no Arruda e fizeram um jogo bastante tenso, sem gols marcados em 90 minutos. Na prorrogação, o zagueiro Ailton deu o título ao Leão ao fazer 1 a 0, de cabeça.
A campanha do Sport:
48 jogos | 36 vitórias | 6 empates | 6 derrotas | 112 gols marcados | 33 gols sofridos
Foto Arquivo/Placar

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.