América-RN Campeão Potiguar 1982

A última parte da hegemonia potiguar do América na virada da década de 1970 para a de 1980 aconteceu com a conquista do tetracampeonato em 1982. E foi um título que veio de maneira invicta.

Oito clubes participaram do estadual. Nas duas primeiras fases, os participantes se enfrentaram em turno único, com os quatro melhores avançando para o mata-mata. Os ganhadores de cada decisão se classificaram para a fase final. Na terceira fase, as seis melhores campanhas na soma das duas etapas anteriores seguiram para mais um turno, onde novamente os quatro primeiros foram ao mata-mata, e o ganhador para a decisão.

A trajetória do América iniciou na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético de Natal. Nas outras seis partidas da primeira fase, venceu duas e empatou quatro, terminando em segundo lugar com dez pontos, atrás do líder ABC por ter uma vitória a menos. Na semifinal, o Dragão bateu o Potiguar de Mossoró após vencer a ida fora por 2 a 1 e empatar a volta em casa por 2 a 2. Na final, o time empatou duas vezes com o Alecrim, por 1 a 1 e por 0 a 0, vencendo nos pênaltis por 5 a 4 e se classificando para a fase decisiva.

Na segunda fase, o América outra vez estreou contra o Atlético, vencendo por 4 a 1. Na sequência, a equipe venceu mais três vezes e empatou três, o que a deixou na liderança com 11 pontos. Na semifinal, o Mecão venceu o Potyguar Seridoense por 1 a 0 na ida e por 2 a 1 na volta. Na decisão, outra vez com o Alecrim, o América empatou por 1 a 1 o primeiro jogo e venceu por 2 a 0 o segundo, o que garantiu mais uma conquista de fase para o time.

Na terceira fase, a equipe alvirrubra abriu com vitória por 3 a 0 sobre o Potyguar Seridoense, seguido por mais três vitórias e um empate. Com nove pontos, o América voltou a encerrar uma fase na liderança. Na semifinal, o Dragão fez dois clássicos com o ABC no Castelão, empatando o primeiro sem gols e o segundo por 2 a 2. Nos pênaltis, o time eliminou o rival ao vencer por 2 a 1.

O América foi à final da terceira fase para enfrentar outra vez o Alecrim, que passou pelo Baraúnas na semifinal. Os dois confrontos no Castelão tornaram-se a final do estadual, caso os alvirrubros novamente vencessem. E logo na ida o Mecão venceu por 3 a 0, encaminhando o tetra. Na volta, o empate por 0 a 0 confirmou o título antecipado e sem derrotas.

A campanha do América-RN:
31 jogos | 16 vitórias | 15 empates | 0 derrotas | 49 gols marcados | 15 gols sofridos


Foto Arlindo Marinho/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.