O Campeonato Piauiense de 1982 viu o ressurgimento de uma força, o Tiradentes. O clube da Polícia Militar do Piauí foi campeão estadual três vezes em 1972, 1974 e 1975, mas ficou inativo entre 1976 e 1978 após um incidente criminal envolvendo alguns atletas do time. O quarto título veio quatro anos após o retorno às atividades, terminando também com sete anos de jejum.
O estadual foi disputado por nove times. Na primeira fase, todos se enfrentaram em turno único, mas divididos em três grupos. Os líderes foram ao triangular que definiu o primeiro finalista. Na segunda fase, os participantes atuaram em mais um turno, sem divisão de chave, e o líder se garantiu na decisão. Na terceira fase, os seis melhores das etapas anteriores jogaram mais um turno, e o líder também foi à final.
O Tiradentes começou a campanha com derrota por 1 a 0 para o Parnahyba. A recuperação veio nos oito jogos seguintes, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota. Com nove pontos, o Tigre ficou na liderança do grupo C e foi ao triangular. O Amarelão da PM estreou com vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, mas levou 5 a 1 do River no segundo jogo. No returno, se recuperou com vitória por 1 a 0 sobre o River e outro 2 a 1 no Flamengo, que valeram a liderança com seis pontos e a vaga na final.
Na segunda fase, o Tiradentes iniciou com vitória por 2 a 0 sobre o Picos. Na sequência, venceu quatro partidas e perdeu três, que colocaram o time na quarta colocação com dez pontos, três a menos que o líder River, que se classificou para a fase final.
O Tigre foi para a terceira fase com o sangue doce. Estreou com derrota por 1 a 0 para o Piauí, perdeu outras três vezes e só venceu uma partida. Com dois pontos, o Tiradentes ficou em quinto lugar no hexagonal, seis pontos distante do River, que já estava classificado e assim ganhou um ponto extra para a decisão.
O Tiradentes não era o favorito na final contra o River, que buscava o tricampeonato e tinha um ponto de frente. Em cinco jogos entre eles no torneio, o Tigre venceu dois e perdeu três. No Estádio Albertão, e contra todas as previsões, o time amarelo venceu a ida por 2 a 0 e inverteu a vantagem. Na volta, novo triunfo por 3 a 1 confirmou o título e pôs fim na fila.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.