Palmeiras Campeão Brasileiro 1972

O processo de inchaço do Campeonato Nacional continuou a crescer o número de equipes. Em 1972, os participantes aumentaram para 26, seis a mais que no ano anterior. Na política que o Brasil vivia na época, a grande preocupação da CBD era em contemplar o maior número possível de estados e regiões. Essas 26 equipes se enfrentaram em 25 rodadas, mas foram divididas em quatro grupos com seis e sete times casa. Dono de quatro taças até então, o Palmeiras ficou no grupo B ímpar.

Ao final da fase, o Verdão terminou na liderança e com a melhor campanha, fazendo 36 pontos, com 14 vitórias, oito empates e três derrotas. Desse grupo, também avançaram Coritiba, Cruzeiro e Flamengo. Com um calendário apertadíssimo, a segunda fase foi curta. Os 16 classificados foram divididos em quatro grupos, se enfrentando em apenas três rodadas.

No grupo 2 com São Paulo, Coritiba e America-RJ, o Alviverde estreou perdendo por 2 a 0 no clássico paulista, mas se recuperando com vitórias por 3 a 1 sobre o America-RJ e 3 a 0 sobre o Coritiba. Esses gols ajudaram o Palmeiras a superar o São Paulo e se classificar para a semifinal no número de gols pró (6 a 4), pois ambos fizeram quatro pontos no grupo.

Ainda com a melhor campanha, o Palmeiras recebeu o Internacional no Pacaembu na partida única da semifinal. Saiu perdendo, mas buscou o empate em 1 a 1 que lhe classificava para a final. Na outra chave, o Botafogo derrotou o Corinthians.

A grande final foi um jogo único a dois dias do Natal de 1972. No Morumbi, o Palmeiras recebeu o Botafogo jogando outra vez por empate. O time carioca precisava de gols, mas a bola não quis entrar em nenhuma rede. Com 0 a 0 no placar, o Palmeiras comemorou o primeiro título no Campeonato Nacional, e o seu quinto título brasileiro.

A campanha do Palmeiras:
30 jogos | 16 vitórias | 10 empates | 4 derrotas | 46 gols marcados | 19 gols sofridos


Foto Arquivo/Palmeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!