Flamengo Campeão Brasileiro 2009

O Campeonato Brasileiro de 2009 foi o mais disputado da era dos pontos corridos. Palmeiras, São Paulo, Internacional e Flamengo tentaram até o último jogo, e foi o Rubro-negro foi o mais competente, conquistando sua sexta taça.

Mas o Flamengo custou a chegar próximo da liderança, teve muitos altos e baixos. A estreia foi com derrota para o Cruzeiro por 2 a 0 no Mineirão. A primeira vitória foi na terceira rodada, sobre o Santo André por 2 a 1 fora de casa.

Na quarta rodada ocorreu a estreia do atacante Adriano, o principal nome flamenguista no campeonato. E ele começou a trajetória com gol e vitória, por 2 a 1 sobre o Athletico-PR no Maracanã. Alguns maus resultados, como a goleada de 5 a 0 para o Coritiba no Couto Pereira, na sexta rodada, e o empate em 1 a 1 com o Barueri em casa, na 13ª rodada resultaram na troca de técnicos no Flamengo.

Andrade assumiu com quatro títulos da época de jogador em seu currículo, e o time melhorou de produção. Na 14ª rodada, o Fla venceu o Santos por 2 a 1 na Vila Belmiro. O primeiro turno encerrou com o time na sétima posição, oito pontos menos que o líder Internacional. O segundo turno começou, e parecia que a briga ficaria restrita a Internacional e Palmeiras, que assumiu o primeiro lugar na 21ª rodada e ficou ali até a 33ª rodada, quando o São Paulo o ultrapassou. Uma rodada antes, o Flamengo teve sua última derrota no torneio (2 a 0 para o Barueri fora de casa), e se encontrava na sexta posição.

Nas seis partidas seguintes, o Rubro-negro teve cinco vitórias e um empate. A liderança foi pega na 37ª rodada, com a vitória sobre o Corinthians por 2 a 0 fora de casa. Na última rodada, quatro times jogaram com chances de ser campeão. O Palmeiras foi o único que perdeu (2 a 1 para o Botafogo), enquanto o São Paulo goleou (4 a 0 sobre o Sport), assim como o Internacional (4 a 1 sobre o Santo André), com os gaúchos frequentando a primeira posição durante um tempo.

O Flamengo sofreu um pouco, mas derrotou o Grêmio por 2 a 1, de virada, no Maracanã, e comemorou o título no final. O Fla encerrou a competição com 67 pontos, 19 vitórias, dez empates e nove derrotas, uma campanha que coroou o entrosamento da dupla Adriano e Petkovic.

A campanha do Flamengo:
38 jogos | 19 vitórias | 10 empates | 9 derrotas | 58 gols marcados | 44 gols sofridos


Foto Eduardo Monteiro/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!