São Paulo Campeão Brasileiro 2008

Mantendo a fórmula de sucesso, o Brasileirão de 2008 teve mais uma vez o São Paulo como a melhor equipe, que rendeu entre os seus torcedores o apelido de "Soberano". Mas, diferente dos dois anos anteriores, a conquista foi mais suada, obtida apenas na última rodada. Uma nota à parte do assunto foi a ausência do Corinthians do torneio, pois o time foi rebaixado em 2007.

A estreia são-paulina foi no confronto que ditaria a briga final do campeonato. Mas não foi boa. Contra o Grêmio, derrota por 1 a 0 no Morumbi. Depois de três empates seguidos com Atlético-PR (1 a 1 fora), Coritiba (1 a 1 em casa) e Santos (0 a 0 fora), o Tricolor venceu sua primeira partida na quinta rodada, 5 a 1 sobre o Atlético-MG em casa.

Nessa altura, o time estava longe dos primeiros lugares e o líder era o Flamengo. E contra o primeiro lugar do momento, o São Paulo conseguiu expressiva vitória por 4 a 2 no Marcanã, na sexta rodada. Alternando ótimos resultados (4 a 0 sobre o Vasco em casa, na 17ª rodada) com outros frustantes (1 a 1 com o Ipatinga em casa, na 9ª rodada), o São paulo terminou o turno na quinta posição, com 33 pontos, oito a menos que o líder Grêmio.

No segundo turno, o Tricolor Paulista só perdeu uma vez, justamente para o time gaúcho, na 20ª rodada, por 1 a 0 no Olímpico. A última derrota no campeonato deu início a arrancada. O Grêmio foi estacionando na pontuação, e o São Paulo subiu posições. Na 33ª rodada, o time paulista venceu o Internacional por 3 a 0 no Morumbi e o time gaúcho só empatou com o Figueirense em Porto Alegre, e assim o São Paulo assumiu pela primeira vez a liderança do Brasileirão, para não soltar mais.

O São Paulo manteve distância de dois e três pontos sobre o Grêmio nas rodadas finais, e conquistou o hexacampeonato na última partida, na vitória sobre o Goiás por 1 a 0 em Brasília, pois os goianos pagavam punição do tribunal. Foram 75 pontos para o Tricolor em 38 jogos, com 21 vitórias, 12 empates e cinco derrotas. O título também representou uma quebra de tabu, pois desde o Santos de 1963 uma equipe não vencia três vezes seguidas o Brasileiro.

A campanha do São Paulo:
38 jogos | 21 vitórias | 12 empates | 5 derrotas | 66 gols marcados | 36 gols sofridos


Foto Fernando Pilatos/Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!