Fluminense Campeão Brasileiro 2010

A taça do Campeonato Brasileiro seguiu no Rio de Janeiro em 2010. Um ano depois de ter se livrado do rebaixamento na última rodada do torneio, o Fluminense derrubou 26 anos de jejum e venceu o tricampeonato nacional.

A estreia do Tricolor foi contra o Ceará, no Castelão. E não foi boa, com derrota por 1 a 0. A primeira vitória aconteceu na segunda rodada, sobre o Atlético-GO por 1 a 0 no Maracanã. Já demonstrando que brigaria nas primeiras posições nas rodadas iniciais, com mais vitórias que derrotas, o Flu assumiu a liderança pela primeira vez na 10ª rodada, ao vencer o Cruzeiro por 1 a 0 em casa. Ela durou só uma rodada, pois no jogo seguinte houve empate em 1 a 1 com o Botafogo no Engenhão, e o Corinthians o passou.

Mas no jogo seguinte, o Fluminense vence em casa por 3 a 1 o Atlético-PR e recupera a frente, a ocupando por dez rodadas. Nesse meio tempo, o Tricolor trocou de estádio. Se despediu do Maracanã na 18ª rodada, no empate em 1 a 1 com o Palmeiras. O campo foi fechado para as obras da Copa do Mundo de 2014, e o time se transferiu para o Engenhão na 20ª rodada, na vitória sobre o Ceará por 3 a 1.

O Flu virou o turno como líder, e deixou o posto outra vez na 23ª rodada, ao empatar em 3 a 3 com o Flamengo e ser ultrapassado novamente pelo Corinthians. O primeiro lugar foi retomado na 25ª rodada, com a vitória por 2 a 1 sobre o Vitória no Barradão. Na 29ª rodada, nova troca de líder, e em confronto direto. O Fluminense foi a Uberlândia e perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0, e os mineiros pularam para a ponta.

Na 31ª rodada, o Flu voltou ao primeiro lugar ao empatar em 2 a 2 com o Athletico-PR na Arena da Baixada. E ainda assim era difícil se descolar dos rivais pelo título. Na 35ª rodada, um empate em 1 a 1 com o Goiás no Engenhão tirou os cariocas da liderança mais uma vez, colocando o Corinthians nela de novo. Somente na rodada seguinte é que o Fluminense teve mais tranquilidade, ao retornar para a primeira posição com a goleada de 4 a 1 sobre o São Paulo fora de casa.

Dependendo apenas de si nas rodadas finais, o Tricolor venceu o Palmeiras por 2 a 1 na Arena Barueri, na 37ª rodada e o Guarani por 1 a 0 no Engenhão, na última rodada que definiu a conquista para o Fluminense. Foram 71 pontos com 20 vitórias, 11 empates e sete derrotas, e a consagração de uma equipe que foi do inferno ao céu.

A campanha do Fluminense:
38 jogos | 20 vitórias | 11 empates | 7 derrotas | 62 gols marcados | 36 gols sofridos


Foto Buda Mendes/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!