Goiás Campeão Brasileiro Série B 2012

A Série B de 2012 foi uma das mais disputadas na briga pelas vagas de acesso. Cinco times ultrapassaram os 70, embora somente quatro puderam subir de divisão. Entre eles o Goiás, que já estava há duas temporadas fora da elite e conseguiu arrancar para o título nas rodadas finais.

Todavia o começo foi bem ruim, perdendo por 5 a 2 para o América-RN em Natal. A primeira vitória aconteceu na quarta rodada (que foi o terceiro jogo), por 1 a 0 sobre o CRB no Serra Dourada. O Esmeraldino se recuperou e aplicou boas vitórias, como os 4 a 3 sobre o Vitória na sétima rodada e os 6 a 0 sobre o Ipatinga (fora de casa) na 15ª rodada), mas não chegou a assumir a liderança no primeiro turno, que teve mais disputa entre Criciúma e Vitória.

Enquanto catarinenses e baianos disputavam a ponta, o Goiás manteve seu bom nível de jogo, vencendo seus jogos e alguns confrontos diretos, como o 1 a 0 sobre o Criciúma no Serra Dourada, na 24ª rodada. Seus adversários perderam alguns pontos no caminho, e a liderança finalmente foi conquistada na 32ª rodada, depois de golear o ASA por 4 a 0 em Goiânia.

Um jogo depois ocorreu a última derrota na competição, por 3 a 2 para o ABC, que tirou o time verde do primeiro lugar e colocou a briga final entre Goiás e Criciúma. Na 34ª rodada, os 4 a 0 sobre o Ipatinga em casa devolveram a ponta ao Esmeraldino, que não saiu mais dali.

O acesso se confirmou na 36ª rodada, com a vitória de 3 a 0 sobre o Barueri no Serra Dourada. O título veio na última partida, com vitória de 2 a 1 sobre o Joinville em Goiânia. O Goiás se tornou o quatro time bicampeão na história da Série B, 13 anos depois da primeira conquista.

Foram 78 pontos em 38 jogos, com 23 vitórias, nove empates e seis derrotas. O Criciúma foi vice com 73 pontos, e Athletico-PR e Vitória também subiram com 71 pontos, na linha de corte mais alta que o acesso já registrou, já que o São Caetano fez a mesma pontuação e rodou no quinto lugar.

A campanha do Goiás:
38 jogos | 23 vitórias | 9 empates | 6 derrotas | 75 gols marcados | 37 gols sofridos


Foto Rosiron Rodrigues/Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!