Portuguesa Campeã do Brasileiro Série B 2011

Uma das melhores campanhas de uma equipe na história da Série B, a Portuguesa de 2011 recebeu um apelido que hoje em dia parece surreal: Barcelusa. Na época, a comparação com o Barcelona se deu pela facilidade com o que o time vencia os jogos. Certamente, foi a última mostra de bom futebol do clube, atualmente fora de todas as divisões brasileiras e na Série A2 do Campeonato Paulista.

Longe de todas as desgraças que a assombrariam no futuro, na primeira rodada a Lusa já havia dado mostras do seu poderio. Goleou por 4 a 0 o Náutico no Canindé. No jogo seguinte veio a primeira liderança, após empate em 1 a 1 com o Paraná fora de casa. Uma das poucas derrotas foi na terceira rodada, por 3 a 2 para o ABC em casa.

A Portuguesa ficou temporariamente fora do primeiro lugar até a sétima rodada, quando sapecou o Goiás por 4 a 1 em pleno Serra Dourada. A única derrota lusa como visitante foi na nona partida, por 2 a 0 para o ASA em Arapiraca. No jogo seguinte, a liderança veio em definitivo ao vencer o Salgueiro por 1 a 0 no Canindé. O Rubro-verde não saiu mais do primeiro lugar da Série B, virou o turno e partiu rumo ao acesso.

Na 32ª rodada, a Lusa venceu o Americana (ex e futuro Guaratinguetá) por 3 a 2 no Décio Vitta e carimbou a vaga para a primeira divisão do futebol brasileiro. Três partidas depois, a Portuguesa empatou em 2 a 2 com o Sport em casa e conquistou o título, o único nacional do clube até hoje.

No total, o time de Edno, Weverton, Marcelo Cordeiro e Ananias fez 81 pontos em 38 jogos, com 23 vitórias, 12 empates e só três derrotas. O time obteve 71% de aproveitamento, e ficou 17 pontos na frente do vice-campeão Náutico. Os outros times que completaram o grupo de acesso foram Ponte Preta e Sport.

A campanha da Portuguesa:
38 jogos | 23 vitórias | 12 empates | 3 derrotas | 82 gols marcados | 38 gols sofridos


Foto Renato Pizutto/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!