Sampaio Corrêa Campeão da Copa do Nordeste 2018

Consolidada no calendário mais uma vez, a Copa do Nordeste apresentou mudanças para a edição de 2018. Dos 20 clubes participantes, só 12 garantiram vaga direta na fase de grupos. Os outros oito tiveram que disputar uma inédita preliminar ainda em 2017, para no fim sobrar 16 equipes, que foram divididas em quatro chaves.

Um dos times que entrou direto na competição foi o Sampaio Corrêa, então campeão maranhense. O Estado só entrou na disputa em 2015, mas o time já tinha as experiências de levar um título da antiga Copa Norte, em 1998, e de participar da prima Copa Verde, em 2014. Mas era chegada a hora de desbancar os favoritos e conquistar a taça por sua região de fato.

O Sampaio sempre correu por fora na disputa, porém foi avançando as fases com segurança. No grupo D da primeira fase, estreou com com empate por 1 a 1 com o CSA fora de casa. Na sequência do turno, duas vitórias em casa: 4 a 0 sobre o Salgueiro e 1 a 0 sobre o Ceará.

No returno, sua única derrota foi para o time cearense, por 2 a 1 no Castelão de Fortaleza. Fechando a conta, dois empates por 0 a 0, com o Salgueiro em Pernambuco e contra o CSA em São Luís. A Bolívia Querida terminou a fase na segunda posição, com nove pontos. Apesar do abuso de empates, a equipe jamais correu risco de ficar eliminada. 

Nas quartas de final, o adversário foi o Vitória. Na ida no Castelão, um surpreendente 3 a 0 para os tricolores. Na volta no Barradão, 0 a 0 e classificação. Então foi a vez de enfrentar o ABC, em uma improvável semifinal. Na primeira partida no Maranhão, vitória por 1 a 0. Na segunda partida em Natal, empate por 1 a 1 e nova apoteose.

A final foi contra o então campeão, o Bahia. A ida foi Castelão e acabou com vitória por 1 a 0, gol marcado logo primeiro minuto de jogo, com Uilliam Barros. E este foi o único, nos 179 minutos restantes de confronto a rede não balançou mais. A volta foi na Fonte Nova, e lá o Sampaio Corrêa segurou bravamente o 0 a 0, sob completo bombardeio baiano à meta maranhense.

O título inédito da Copa do Nordeste simbolizou uma correção histórica de 21 anos. Um erro que foi causado pelo preterimento de dois Estados por parte da Liga do Nordeste e da CBF: Maranhão e Piauí. E foram necessários somente três anos para que um clube de algum destes locais chegasse ao topo.

A campanha do Sampaio Corrêa:
12 jogos | 5 vitórias | 6 empates | 1 derrota | 13 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Lucas Almeida/Sampaio Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!