Alemanha Campeã da Copa do Mundo 1990

Muita gente diz que a Copa do Mundo de 1990 foi a mais fraca da história, tecnicamente falando. Realmente, ela teve a menor média de gols entre as 21 edições (2,21). Mas dizer que este Mundial foi ruim próximo a um alemão não é legal, pois foi nela que a Alemanha em processo de reunificação chegou na realização do sonho do tricampeonato.
Disputada na Itália, a Copa de 1990 demorou a engrenar para algumas seleções, como a Argentina, que perdeu para a surpresa Camarões na estreia e só embalou depois de derrotar o Brasil nas oitavas de final. A Alemanha - ainda Ocidental - foi bem desde o início: na estreia goleou a Iugoslávia por 4 a 1, e depois fez 5 a 1 nos Emirados Árabes. Na última rodada da primeira fase, mesmo o empate em 1 a 1 cedido para a Colômbia nos acréscimos do segundo tempo tirou a liderança do grupo D das mãos alemães, com cinco pontos. Este foi o último Mundial com a vitória valendo dois pontos.
Nas oitavas de final, a Alemanha enfrentou a sempre complicada Holanda - então vencedora da Eurocopa -, e a vitória por 2 a 1 veio somente no segundo tempo. Nas quartas, a vez de encarar a Tchecoslováquia. A Alemanha se classificou de maneira simples, vencendo por 1 a 0, gol de pênalti de Mätthaus. A semifinal foi contra a Inglaterra, em uma partida bem truncada. Os alemães cederam o empate em 1 a 1 nos 120 minutos, mas nos pênaltis venceram por 4 a 3, com a estrela do goleiro Illgner brilhando ao defender uma cobrança inglesa e garantir a classificação à final.
A Alemanha voltou a encontrar a Argentina, um replay do que havia ocorrido na decisão quatro anos antes. E os alemães pisaram no gramado do Olímpico de Roma dispostos a inverter o resultado da final anterior. A partida foi tensa, e parecia que ia se encaminhar para um empate sem gols.
Até que a arbitragem deu pênalti de Sensini sobre Völler aos 38 minutos da etapa final. Até hoje os argentinos juram que não houve nada no lance apitado pelo árbitro. Brehme cobrou forte e alto e marcou o gol do título. Assim, a Alemanha conquistava o tricampeonato mundial, com o 1 a 0 no placar. Depois de 16 anos, dois vices e uma queda de muro, o time do capitão-artilheiro Mätthaus, Klinsmann, Brehme e Völler era coroado.

A campanha da Alemanha:
7 jogos | 5 vitórias | 2 empates | 0 derrotas | 15 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Bongarts/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!