Brasiliense Campeão Brasileiro Série C 2002

O ano do penta do Brasil também foi o ano em que uma nova força do futebol despontou, diretamente do Distrito Federal. Com apenas dois anos de fundação, o Brasiliense já havia aprontado naquele 2002 durante a Copa do Brasil, quando eliminou Fluminense e Atlético-MG e foi parado na final contra o Corinthians.

Ao mesmo tempo, o clube foi terceiro colocado estadual e se classificou para a Série C. A competição não diferiu muito em relação às temporadas anteriores. Foram 61 participantes em 16 grupos que variaram entre três e cinco equipes cada.

Naquela primeira fase, o Brasiliense ficou no grupo 9. A estreia foi contra o Anápolis, derrota por 4 a 2 fora de casa. Na sequência, foram dois jogos na Boca do Jacaré com duas goleadas, por 5 a 0 sobre o CFZ e por 4 a 0 sobre o Grêmio Inhumense. No returno, vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio Inhumense em Goiás, empate por 0 a 0 com o CFZ em Brasília e vitória por 1 a 0 sobre o Anápolis em casa deram a liderança e a classificação para o Jacaré, com 13 pontos.

Na segunda fase, o enfrentamento foi contra o CENE, o qual derrotou por 4 a 3 no Mato Grosso do Sul e perdeu por 2 a 1 no Distrito Federal. Nos pênaltis, vitória do Brasiliense por 6 a 5. Nas oitavas de final, novamente contra o Anápolis, empate sem gols fora de casa e vitória por 2 a 0 em Taguatinga. Nas quartas foi a vez de encarar o Villa Nova-MG. Venceu por 2 a 1 em Nova Lima e por 2 a 0 na Boca do Jacaré.

Rapidamente, o Brasiliense chegou ao quadrangular final. A luta final pelo acesso foi contra Marília, Ipatinga e Nacional-AM. A estreia foi no interior paulista contra o Marília, e terminou 1 a 1. Contra o Ipatinga em casa, novo empate por 1 a 1. A primeira vitória foi por 1 a 0 sobre o Nacional em Manaus. A série positiva seguiu com outra vitória sobre os amazonenses, agora por 2 a 0 em casa, e com a vitória que consolidou a vaga na segunda divisão, por 3 a 2 sobre o Ipatinga em Minas Gerais.

A partida final seria uma disputa exclusiva pelo título, contra o Marília, pois ambos já haviam conseguido o acesso. O jogo foi no Serra Dourada, em Goiânia. O Brasiliense largou atrás no placar mas empatou com o zagueiro Romildo. O 1 a 1 já servia para o time de Wellington Dias e Túlio Maravilha comemorar o primeiro título de sua meteórica história.

Com a conquista, o Jacaré foi para a Série B e ali permaneceu até 2010, quando caiu e não retornou mais. Antes, em 2005, o clube teve sua única passagem pela primeira divisão nacional.

A campanha do Brasiliense:
18 jogos | 11 vitórias | 5 empates | 2 derrotas | 37 gols marcados | 17 gols sofridos


Foto Carlos Costa/Focal Image/Futura Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!