Boca Juniors Campeão Mundial 2000

Nada mudou no planejamento de Conmebol, UEFA e Toyota em razão da criação do Mundial de Clubes da FIFA. A Copa Intercontinental seguiu a programação normal e, no ano 2000, recebeu duas das camisas mais pesadas que o futebol já viu. O Japão falaria espanhol no final do século 20.

Terceiro lugar no Mundial do Brasil em janeiro, o Real Madrid conquistou sua oitava Liga dos Campeões meses depois. No mata-mata europeu, o time merengue derrubou Manchester United, Bayern de Munique, e o Valencia na decisão, com vitória por 3 a 0.

A Libertadores via o surgimento de uma nova dinastia local naquele 2000. O Boca Juniors chegou ao terceiro título sul-americano com Carlos Bianchi no comando técnico e um jovem Juan Roman Riquelme no meio-campo. O clube xeneize eliminou Universidad Católica, El Nacional, River Plate e América do México, antes de bater o Palmeiras na final, em três atos: 2 a 2 na ida, 0 a 0 na volta e 4 a 2 nos pênaltis.

O Mundial mais famoso foi disputado em 28 de novembro. Os dois times chegaram ao Nacional de Tóquio com ótimos conjuntos. De um lado, Raúl, Fernando Hierro, Iker Casillas, Roberto Carlos e Luís Figo. Do outro, Riquelme, Martín Palermo, Óscar Córdoba e José Basualdo. Tantas estrelas em campo traziam a ideia de uma partida movimentada. Mas poucos imaginariam que ela seria decidida em tão pouco tempo.

Já aos três minutos do primeiro tempo apareceu o cara do jogo (e o futuro dono do carro). Palermo abriu o placar ao Boca depois de escorar cruzamento de Marcelo Delgado pela ponta-esquerda. Foi o primeiro toque do atacante na bola, na primeira chance do time argentino. Aos seis, Riquelme deu cabo de um contra-ataque com um lançamento direto do campo defensivo. A bola caiu no pé de Palermo, que ganhou  na corrida contra o lateral Geremi e tocou na saída do goleiro Casillas. Em seis minutinhos, dois gols de El Loco praticamente decidiram o rumo do Mundial.

O Real conseguiu descontar o placar tão rápido quanto sofreu os golpes. Aos 12 da primeira etapa, Roberto Carlos aproveitou uma bola mal cortada de Hugo Ibarra para fazer um golaço da risca esquerda da grande área. Depois do 2 a 1 relâmpago, muitos pensaram que a partida teria uma chuva de gols, mas a bola não tocaria mais nenhuma das redes até o apito final. Melhor para o Boca Juniors, que venceu seu segundo título mundial e voltou à primeira fila do futebol depois de 22 anos. E foi uma volta para durar quase toda a década.


Foto Shaun Botterill/Allsport/Getty Images

19 comentários:

  1. Realmente, o campeão mundial é o Boca. Vasco da Gama e Corinthians disputaram um torneio de verão (e como convidados pois não houve classificatória) aqui no Brasil. Sequer disputaram Libertadores ou qual outro campeonato. Todos os times participantes aqui no Brasil foram convidados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site da fifa o primeiro campeao mundial eo corinthians chora muito seus antis

      Excluir
    2. 🙌🙌🙌🙌

      Excluir
    3. Corinthians é campeão mundial de 2000

      Excluir
    4. O boca jrs é campeão do Internacional de clubes. Esse é o nome oficial do torneio. Apesar de ser chamado de mundial de clubes, não era uma competição oficialmente chamado de mundial. A Fifa não o chama de mundial e nem tem o boca jrs na lista de campeão mundial. O verdadeiro mundial de clubes começou em 2000 mas foi disputado no Brasil e o Corinthians é o campeão.

      Excluir
    5. A fifa idealizou esse torneio,porque antes de 2000,o campeonato mundial era realizado pela uefa e commebol,tanto que em 2017,a fifa reconheceu. Todos campeoes mundiais desde 1960,o proprio josef blater reconheceu tremendamente o erro do mundia de 2000,pois 2 times sul americanos nao podiam disputar uma final,depois da cagada que fizeram,voltaram com o formato normal

      Excluir
  2. é mesmo. O campeao é Boca. "FutebolScore
    Resultados ao vivo, Palpites, Notícias esporte"

    ResponderExcluir
  3. o mundial de 2000 do corinthians é farsa o verdadeiro campeão mundial de 2000 é o boca

    ResponderExcluir
  4. É uma piada… q vergonha. Não existe campeão mundial sem libertadores. O campeão de 2000 é o Boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de acordo

      Excluir
    2. Na epoca, havia interesse da Trafic, em patrocinar o mundial, junto a Toyota, marketing de jurabichian e um russo, que e dono do chelsea, embora A FIFA, entorna se, como nao reconhecimento o mundial era prs ser disputado na Argentina, pelo representante oficial da Conmebol, boca Jrs, campeao oficial intercontinental, A trafic , patrocinador direto de um clube brasileiro, sugeriu o mundial de novo formato, a ser disputado no brasil, pelo seu representante atuap, o campeao nacional,se nao ele seria o atual campeao intercontinental( de 99), entao esse patrocinado, entrou como representante do patrocinador trafic como atual campeao de pais sede.Algo toyalmente fora dos padroes da conmebol

      Excluir
  5. Kkkkkk benfeito nunca vi um time ser campeão mundial sem disputar a libertadores bobos foram os clubes brasileiros de aceitar essa vergonha todos times brasileiros que foram campeões mundiais travaram uma batalha pra vencer a libertadores e serem campeões santos são Paulo grêmio flamengo internacional o próprio Corinthians venceu o boca e foi campeão da libertadores agora foram convidados para jogar uma pelada torneio de verão não disputou libertadores ganhou o torneio de verão e disse que ganhou mundial só pode ser piada o boca Junior foi o campeão daquele ano da libertadores poriço a fifa Deu o mundial para o boca Junior correto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai pesquisa meu filho pra depois fala merda ou anti

      Excluir
  6. Mais uma lambança da dona FIFA , na minha opinião infelizmente temos dois campeões mundiais em 2000 , lamentável

    ResponderExcluir
  7. Então em 2000 teve 2 campeões mundiais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não ver quem não quer, A FIFA e a CBF, duas corruptas, beneficiando um dos times de Mídia q dá lucro aos cofres da CBF. O outro de Mídia é
      o Flamengo , que tem o brasileiro de 87, junto com o Sport.

      Excluir
  8. A FIFA PRA NAO RECONHECER SUA CAGADA NOS REGULAMENTOS, DEU PARA OS DOIS O TITULO MUNDIAL DE 2000. A.MESMA SOLUÇÃO QUE A CBF FEZ SOBRE DA O TITULO BRASILEIRO DE 87 PARA O FLAMENGO E SPORT, DEPOIS DA CAGADA NOS REGULAMENTOS

    ResponderExcluir
  9. Isso não e problema do Corinthians que jogou muito para conquistar o título de 2000 merecido. Se o boca também e campeão e porque também conquistou ,pois houveram partidas para serem jogadas.

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!