Noruega Campeã da Copa do Mundo Feminina 1995

Um pequeno passo para o crescimento do futebol feminino foi dado com a criação da Copa do Mundo. A estreia realizada em 1991 foi aprovada pela FIFA, e desde então a competição não parou mais. Seguindo os moldes já conhecidos, a segunda edição ficou marcada para 1995. Inicialmente, a Bulgária foi o país escolhido como sede, mas sua federação não cumpriu os prazos. Então, a Suécia acabou ficando com a responsabilidade de receber outras 11 seleções.

O primeiro mundial a contar três pontos para as vitórias e 45 minutos para cada tempo de jogo teve os favoritos de sempre: Estados Unidos, Alemanha, a própria Suécia, China e Noruega. E coube ao time norueguês o orgulho de levar o primeiro título de uma seleção europeia. O fator geográfico ajudou, já que a torcida das "lovinnene" (leoas) podia chegar muito rapidamente aos jogos.

No grupo B, a Noruega estreou com um acachapante 8 a 0 sobre a Nigéria, com três gols de Kristin Sandberg. A segunda partida foi contra a Inglaterra, e a vitória foi mais simples, por 2 a 0. A goleada voltou na rodada final, contra o Canadá. Foi por 7 a 0, e o hat-trick desta vez foi anotado por Ann Kristin Aarones, que já havia guardado dois nas africanas e guardaria outro no mata-mata, na semifinal. 

Estes seis gols a deixariam como artilheira da Copa. Com nove pontos, a liderança ficou fácil. Nas quartas de final, as norueguesas passaram pela Dinamarca, por 3 a 1. A semi marcou o reencontro com os Estados Unidos, e a revanche deu certo: vitória por 1 a 0 e a vaga na final garantida.

Dia 18 de junho, e o Estádio Rasunda, em Estocolmo, entrou para a história como o primeiro a receber finais de Copa em ambas as modalidades. O desafio da Noruega foi contra a Alemanha, que anteriormente derrotou Japão, Brasil, Inglaterra e China. As duas equipes estavam embaladas, mas as alemãs vinham para a decisão com mais dificuldades.

O título norueguês foi conquistado com vitória por 2 a 0, gols de Hege Riise e Marianne Pettersen aos 37 e 40 minutos do primeiro tempo. Uma conquista incontestável, com o prêmio maior da taça sendo erguido pelas mãos da capitã, a zagueira Gro Espeseth.

A campanha da Noruega:
6 jogos | 6 vitórias | 0 empates | 0 derrotas | 23 gols marcados | 1 gol sofrido


Foto Eric Renard/Onze/Icon Sport/Getty Images

Um comentário:

  1. Parabéns pelo pôster, toda equipe da edição dos campeões estão de parabéns!

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!