Dinamarca Campeã da Eurocopa 1992

Se em 1988 a Eurocopa aconteceu no começo de um levante histórico para a humanidade, em 1992 ela ficou afetada diretamente pelas mudanças. Foi na disputa ancorada na Suécia que, pela primeira vez em mais de 50 anos, a Alemanha voltaria a jogar com seus dois territórios unificados, como um só país. Foi também durante o ciclo da competição continental que a União Soviética deixou de existir, quando sua seleção já estava classificada. Sua vaga foi ocupada pela Comunidade dos Estados Independentes (CEI), organização que fez a transição para as 15 nações que surgiriam no ano seguinte. Ainda houve a última presença da Tchecoslováquia, que não conseguiu vaga e seria dividida em duas repúblicas em 1993.
Mas a principal história envolve outro país que entraria em processo de separação: a Iugoslávia. Sua seleção obteve a vaga pelas eliminatórias, mas uma guerra civil estourou no seu território 11 dias antes do início da Eurocopa. A FIFA então suspendeu a equipe de competições e amistosos, e a UEFA repassou a vaga à vice-líder da chave iugoslava, a Dinamarca. O time dinamarquês teve que se mobilizar rapidamente, convocando os jogadores às pressas. Com pouquíssimos treinos, a estreia foi contra a Inglaterra, com a qual empatou sem gols. Na sequência, derrota por 1 a 0 para a Suécia. Ainda com chances de classificação, a "Danish Dynamite" surpreendeu a França na rodada final, vencendo por 2 a 1 e encerrando o grupo A na segunda posição, com três pontos. Na semifinal, a Dinamarca empatou por 2 a 2 com a Holanda, vencendo nos pênaltis por 5 a 4.
A final foi contra a Alemanha em Gotemburgo, no Estádio Ullevi. O time alemão não vinha fazendo ótima competição, mas ainda era o favorito. Só que não demorou para os dinamarqueses se imporem no campo. Aos 18 minutos do primeiro tempo, John Jensen abriu o placar. Após várias chances perdidas pelo adversário, Kim Vilfort matou o jogo ao fazer 2 a 0 aos 33 do segundo tempo. Contrariando todas as previsões iniciais, a Dinamarca chegava ao histórico título da Eurocopa, em roteiro que mais parece ter sido extraído de um filme.

A campanha da Dinamarca:
5 jogos | 2 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 6 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Arquivo/Allover Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!