Tottenham Campeão da Liga Europa 1972

A Copa das Cidades com Feiras fez um sucesso tão estrondoso nos anos 1960, que a UEFA se incomodou com tamanha concorrência. A importância do torneio foi tanta que, em 1971, a entidade a encampou transformou na sua terceira competição de clubes, com o nome Copa da UEFA. À sua frente, já existiam a Copa dos Campeões (reservada aos ganhadores das ligas nacionais, hoje Liga dos Campeões) e a Recopa Europeia (para os vencedores das copas nacionais, extinta em 1999).

A Copa da UEFA ficou destinada aos vices, terceiros, quartos e até quintos colocados nacionais, dependendo do país. A primeira edição, entre 1971 e 1972, teve a presença de 63 clubes, distribuídos num mata-mata de seis fases. O primeiro campeão veio da Inglaterra: o Tottenham Hotspur, terceiro lugar no Campeonato Inglês de 1971.

A jornada dos spurs na competição começou na primeira fase, contra o Keflavík, da Islândia. O time avançou com vitórias por 6 a 1 na ida fora, e por 9 a 0 na volta em casa. Na segunda fase, a equipe enfrentou o Nantes. Na França, empate por 0 a 0. Na Inglaterra, 1 a 0 para o Tottenham.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Rapid Bucareste. Mais duas vitórias, por 3 a 0 em Londres e por 2 a 0 na Romênia colocaram o clube inglês nas quartas, contra o Arad, também da Romênia. Sem problemas, o Tottenham ao vencer por 2 a 0 fora, e empatar por 1 a 1 em casa.

Na semifinal, o Tottenham encontrou o Milan. O primeiro jogo, em Londres, terminou com vitórias inglesa por 2 a 1, com Steve Perryman marcando os gols dos spurs. No jogo de volta, no San Siro, os londrinos mostraram sua força e seguraram empate por 1 a 1, com um gol de Alan Mullery ainda no começo do primeiro tempo. Com esse resultado, a vaga na final da Copa da UEFA estava assegurada.

A final foi disputada em duas partidas contra o Wolverhampton, outro clube inglês que eliminou Académica de Coimbra, Den Haag, Carl Zeiss Jena, Juventus e Ferencváros. A ida, no Estádio Molineux, em Wolverhampton, terminou com uma vitória do Tottenham por 2 a 1. Os gols foram anotados por Martin Chivers, aos 11 e aos 42 minutos do segundo tempo.

Na volta, no White Hart Lane, em Londres, o Tottenham confirmou sua superioridade. Mullery, em sua despedida do clube, abriu o placar aos 29 do primeiro tempo. O rival até empatou por 1 a 1, mas o 3 a 2 no agregado bastou para a conquista, invicta, do primeiro título dos spurs na Copa da UEFA.

A campanha do Tottenham:
12 jogos | 8 vitórias | 4 empates | 0 derrotas | 30 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Arquivo/Tottenham

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!