Na alternância Fla-Flu que imperou no Campeonato Carioca na década de 1970, era a vez de o Fluminense levar o título em 1975, já que fez o mesmo em 1971 e 1973, enquanto o Flamengo venceu em 1972 e 1974. Mas não sem antes passar pelas dificuldades naturais de um campeonato competitivo.
Com as tradicionais 12 equipes, o estadual de 1975 foi separado em três fases. Na Taça Guanabara, todas se enfrentaram uma vez, com o título e a vaga na final ficando com o primeiro colocado. A segunda fase foi igual a primeira, sob o nome Taça Augusto Pereira da Motta. Na terceira fase, a Taça Danilo Leal Carneiro, as oito melhores da etapa anterior voltaram a jogar em turno único, com o líder conquistando o terceiro lugar na decisão. Por fim, tivemos o triangular final.
O Flu iniciou a Taça Guanabara com vitória por 3 a 0 sobre o Madureira. Nos dez jogos seguintes, conseguiu mais sete vitórias, dois empates e uma derrota, que deixaram o time com 18 pontos. Com a mesma campanha, o America forçou um jogo extra para decidir o campeão com o Fluminense. E deu tricolor, por 1 a 0 no Maracanã.
Na segunda fase, o Flu baixou seu ritmo, a começar pelo empate por 1 a 1 com o São Cristóvão. Nas dez partidas restantes, os tricolores venceram seis, empataram duas e perderam duas. Com 16 pontos, a equipe ficou em quarto lugar, seis pontos atrás do vencedor Botafogo.
Classificado à terceira fase, o Fluminense estreou com vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo. Depois, venceu mais três jogos, empatou um e perdeu dois, que colocaram o time outra vez na quarta colocação, com nove pontos, três a menos que Vasco e Flamengo, que decidiram o turno. No fim o cruz-maltino venceu e levou a terceira vaga.
O triangular final reuniu Fluminense, Botafogo e Vasco. Na abertura, o Flu goleou os vascaínos por 4 a 1 e ficou em ótima situação. No segundo jogo, o Vasco fez 2 a 0 nos botafoguenses e se despediram. Desta forma, o Fluminense ficou com tudo para ser campeão carioca. O time podia vencer, empatar ou até perder o Clássico Vovô por dois gols de diferença. Os alvinegros bem que tentaram a virada, mas o placar ficou apenas no 1 a 0, que bastou para conquista tricolor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.