São Paulo Campeão Paulista 1980

O Campeonato Paulista de 1980 marcou a volta da normalidade no calendário. A competição foi disputada entre maio e novembro daquele ano, sem precisar extrapolar para a temporada seguinte. Para o São Paulo, foi um capítulo marcante de mais um título estadual, o 11º, depois de cinco anos na fila.

A competição daquele ano teve 20 participantes e foi organizada com um regulamento relativamente simples, em duas fases. Em cada uma delas, todos os times se enfrentavam em turno único, e os quatro melhores colocados avançaram ao mata-mata da respectiva etapa. O vencedor de cada fase ganhou o direito de disputar a final do campeonato.

O São Paulo começou a campanha de forma discreta. Na estreia da primeira fase, empatou por 1 a 1 com o América de Rio Preto fora de casa. A primeira vitória veio na partida seguinte, por 2 a 0 sobre a Ferroviária no Morumbi. Nos outros 17 jogos, o time venceu seis, empatou cinco e perdeu seis. O Tricolor ficou apenas na oitava colocação, com 20 pontos, a três da zona de classificação. Portuguesa, Santos, Botafogo de Ribeirão Preto e Ponte Preta disputaram o mata-mata, que teve vitória santista.

No entanto, o Tricolor deu a volta por cima na segunda fase. Logo na abertura, goleou o Corinthians por 4 a 0. Na sequência, venceu mais dez partidas, empatou sete e perdeu uma, garantindo a liderança e a vaga no mata-mata com 29 pontos, à frente de Ponte Preta, Corinthians e Inter de Limeira. Na semifinal, o São Paulo superou a Inter com sofrimento, após perder a ida por 2 a 1, vencer a volta por 2 a 1 e marcar mais um gol na prorrogação. Na final, venceu a Ponte Preta com o roteiro parecido: venceu a ida por 2 a 1, perdeu a volta por 1 a 0 e segurou o empate sem gols na prorrogação.

A final do Paulistão foi disputada entre São Paulo e Santos, em dois jogos no Morumbi. Na primeira partida, o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Serginho Chulapa. No segundo jogo, o São Paulo venceu novamente por 1 a 0, com outro gol de Serginho, e conquistou o título estadual.

A campanha do São Paulo:
44 jogos | 22 vitórias | 13 empates | 9 derrotas | 55 gols marcados | 32 gols sofridos


Foto Manoel Motta/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.